fbpx

Levi Maciel a barbearia que veio do berço

Há poucos dias do maior evento para o setor da Barbearia na América do Sul, a BarberWeek. Fomos procurar contar a história de um profissional que é respeitadíssimo entre os grandes profissionais da Barbearia, pelo seu estilo clássico e objetivo no desempenho de suas técnicas. Líder e efetivo é “patrimônio” fixo da renomada Barbearia Mr. Navarro. Palavras do próprio empresario Sérgio Navarro, afirmando que Levi Maciel, nosso entrevistado é o principal responsável pelo sucesso de suas lojas e também o melhor formador de profissionais do seguimento. Como educador Levi busca formar homens que saibam respeitar a essência e seriedade que pede a profissão. Por isso Levi Maciel é um profissional digno de contarmos a sua história.

Gstv – Caro amigo, Falar contigo sempre é um grande prazer e sendo muito direto, conta pra gente quem é o homem Levi Maciel?

Levi Maciel – Em primeiro lugar, agradeço a oportunidade e as palavras, e é uma honra poder conversar com vocês. Bem, o Levi é um homem que sonha; sonha em levar aos quatro cantos do mundo a verdadeira barbearia, a sua história, sua essência.

Gstv – Você sempre trabalhou com a beleza? O que fazia o Levi antes de entrar para o setor da beleza?

Levi Maciel – Nunca fiz nada, além de cortar cabelo. O Levi nasceu pra cortar cabelo, kkk.

Gstv – Como foi a sua entrada no Setor da Beleza?  E qual foi o peso da família na tua decisão? 

Levi Maciel – Meu pai era barbeiro, e desde pequeno eu acompanhava ele na barbearia, e com o tempo eu quis aprender a cortar, nunca ninguém me influenciou, foi o que sempre quis, então ele me ensinou e fiquei trabalhando com ele. Após sua morte pensei em desistir, mas nos meus sonhos ele me dizia para eu nunca parar, que eu ia ser feliz na barbearia. Comecei com 13 anos e hoje, prestes a completar 44, não me vejo fazendo outra coisa.

Gstv – Você é uma pessoa que se preocupa muito com a educação e está sempre buscando conhecimento. Como você analisa os produtos de beleza Nacional? Qual o posicionamento do Brasil no cenário da beleza em teu ponto de vista?

Levi Maciel – Os produtos nacionais cresceram muito, estão entre os tops, mas temos muito a crescer ainda. Hoje sou embaixador de uma grande marca, a Sheik Barber, uma empresa muito séria que vem para o Brasil pra ajudar nesse crescimento, já que ela esta em mais de 20 países. No meu ponto de vista, principalmente a barbearia é uma das mais conceituadas do mundo, pra onde você for, e dizer que é um barbeiro brasileiro, todos vão te respeitar. Mas não basta sermos conceituados, temos que mostrar a verdadeira essência da nossa profissão, mostrar para os nossos clientes que somos o melhor para eles e não nos mostrarmos para outros barbeiros. Com a volta e o crescimento da barbearia no Brasil, temos que ressaltar que o barbeiro é um artista, e nossa tela é o cliente, e não outro barbeiro.

Gstv – Hoje existem produtos para várias funções e tipos de cabelos. Como era quando você iniciou?

Levi Maciel – Eita, kkkkk, na minha época era água, pente, tesoura e navalha, e sem brincadeira, a excelência dos barbeiros de antigamente era tão honrosa para seus clientes, que não devia nada para os barbeiros de hoje e suas dezenas de produtos na bancada. Por isso, sempre prego a excelência, independente do que você tem nas mãos.

Gstv – Você tem algum hobby ou alguma paixão esportiva? Como você se diverte fora do trabalho?

Levi Maciel – No esporte sou um pouco sedentário, tenho que fazer alguma coisa, kkk. Mas, quando estou de folga, i que mais gosto é de ficar com minha família, passear ou mesmo ficar em casa junto à eles e assim curtimos uns aos outros, eles são a minha pilastra, sem eles, talvez eu nem estaria aqui conversando com vocês.

Gstv – Barbeiro e educador entre tantos adjetivos que remete ao teu nome. Qual dessas ocupações mais te seduz? por que?

Levi Maciel – Eu nasci barbeiro, tive a honra e a sorte de ter o melhor professor, (meu pai). A barbearia é a minha vida, o que me faz feliz, mesmo tendo algum problema, quando entro na barbearia tudo fica pra trás, porque é assim que acontece com quem ama o que faz, você está sempre bem. E consequentemente a isso, educar é uma forma de você mostrar para aqueles que amam a profissão como eu, que a barbearia não requer só um diploma, e sim coração, é a união do conhecimento e da paixão. Mas a sedução é cortar cabelo.

Gstv – Você é um profissional respeitado e muito querido. Como você distingue um cliente comum de uma celebridade? Qual o valor do ser humano no teu ponto de vista?

Levi Maciel – Ótima e oportuna pergunta! Muitas pessoas em qualquer profissão dão mais valores a pessoas mais famosas ou com o poder aquisitivo melhor. Poxa, são pessoas, todos iguais, no caso da barbearia, não tem cabelo mais rico ou mais pobre! Eu tenho uma visão que é a seguinte. Temos que dar o melhor resultado para nosso cliente, mas também não podemos esquecer, que pessoas na rua vão ver o seu trabalho! Pois então, independente de rico ou pobre, comum ou celebridade, outras pessoas vão ver seu trabalho. É excelência para todos, sem distinção. O valor do ser humano não depende do bolso dele, e sim do que ele representa pra sociedade, e do que representamos para ele.

Gstv – Qual a grande sacada para estar a tanto tempo na profissão e não cair no tedio da rotina?

Levi Maciel – Nessa profissão é impossível cair no tédio, um novo dia nunca é igual ao anterior, tudo é novo, os papos são novos, pessoas diferentes, histórias diferentes. E aprendemos todos os dias, somos eternos alunos, pois nossos clientes estão sempre nos estimulando a viver cada dia uma história nova. Nesses mais de 30 anos de profissão, nunca passei tédio, pois nunca copiei um dia que passou, sempre quis viver um dia novo, e é assim, o que é gostoso nunca vira rotina.

Gstv – Sabemos que a profissão do cabeleireiro ou barbeiro é muito exaustiva. É muito comum os profissionais sofrerem de doenças crônicas, como L.E.R (Lesão por exercício repetitivo), problemas na coluna, tendinites, entre tantas outras que podem afastar o profissional de suas atividades por algum período. Que conselho você passa para os profissionais para evitar esses problemas.

Levi Maciel – Sinceramente, não sei tem alguma coisa a ver, mas a alegria de fazer o que você gosta afasta até as doenças, kkk. Pra mim, essa é a única explicação. Meu pai foi barbeiro por mais de 60 anos, e nunca vi ele reclamando de alguma dor. Mas também se vc não tiver postura corporal correta na hora da execução de cada serviço, com certeza acarretará a certos incômodos corporal, principalmente na coluna.

Gstv – Sabemos que tua agenda é muito concorrida, como encontrar folego para atender sua clientela no teu espaçoo e cumprir com os compromissos como Educadora e Tecnica, por todo o Brasil?

Levi Maciel – Minha prioridade são meus clientes, independente de qualquer coisas, são eles que me sustentam. Mas é que assim que funciona, se você tem a obstinação de atingir um objetivo, temos que saber conciliar ambas situações. Quero mostrar a barbearia para o mundo, nas NUNCA, deixar meus clientes em segundo plano, pois os repeito muito, para deixar de atende -los.

Gstv – Quero conhecer e ser atendido por você no teu Salão, além disso, também quero contratar os teus cursos, Qual o procedimento? (Endereço, horário de atendimento, telefone, redes sociais, etc)

Levi Maciel – É muito simples, basta chegar até nossa casa, a barbearia Mr Navarro, onde aqui você vai se sentir em sua casa. Estamos situados no bairro do Ipiranga, em São Paulo na rua Xavier Curado, 162. Para marcar um horário comigo também é muito simples, temos o telefone 11-38056558, onde você marca diretamente com nossas recepcionistas, temos também o aplicativo que você pode baixar, só procurar o app “Mr Navarro barbearia” e em  poucos cliques, você terá um horário agendado comigo.

Para cursos e workshops é só entrar em contato no horário comercial com minha assessora Kátia pelo telefone 11-22727122. Instagram: Levi Mr Navarro e Facebook: Levi Maciel

Gstv – Deixe aqui uma mensagem para os nossos leitores e também praquelas pessoas que estão iniciando nesta profissão e também praqueles que estão decepcionados e pensando em desistir?

Levi Maciel – Primeiramente quero agradecer muito a vocês, que Deus os abençoe e os iluminem cada vez mais. Bem, para aqueles que estão começando, só tenho a dizer que nunca parem de estudar, vejam vídeos, não se prendam às técnicas de outros barbeiros, juntem essas técnicas e criem as suas, pois não é aquela uma, ou aquela outra que é a correta, o correto é você fazer certo, não importa como. Para os que querem desistir, é o seguinte. Ou você ama ou odeia, não tem meio termo, a barbearia não é modismos, a barbearia é estilo de vida, e se você não tem esse estilo, pode ser que essa não seja sua praia, agora se você ama mexer com gente, gosta de cuidar de pessoas e esta desanimado, meu amigo o que tenho pra te dizer é o seguinte. Não pare, até pra fazer o que amamos, nós passamos por dificuldades, nada é fácil pra quem não corre atrás. Ame, mas também estude, persista, mas não canse, que com certeza você vai chegar no objetivo. “QUEM AMA O QUE FAZ, NUNCA ERRA NAS SUAS ESCOLHAS”, sejam elas quais forem.

Abraços, e muito obrigado!

Uma forma diferenciada para promover e divulgar o seu serviço ou produto. Entre em contato com a nossa equipe agora!

Por Arnaldo Almeida / Redação Portal Guia de Salões

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *