fbpx

Nilza Araujo – A Humildade tem nome.

Humildade e Talento, com essas palavras eu defino a nossa entrevistada de hoje. São quase 4 décadas de profissão, referência em penteados e também no que se refere a Beleza Afro. Certa vez eu a encontrei em um evento destinado ao público masculino, Barberweek. A pergunta foi inevitável. Você, uma profissional referência no Universo da beleza, o que faz num evento especifico para barbeiros? A resposta foi mais surpreendente ainda, Vim aprender, recebo homens em meu salão e se eu não me aperfeiçoar, ficarei para trás.  Sim, estou falando da querida amiga e hairstylist conceituadíssima Nilza Araújo.

Gstv – Nilza Araújo! Falar contigo sempre é um prazer. Agora poder “sugar” o teu conhecimento é uma honra imensurável.  Então, conta pra gente, quem é a mulher Nilza Araújo?

Nilza Araújo – Uma mulher abençoada por Deus, com uma família que se ama, 3 filhos, 6 netos, 5 irmãos e muitos sobrinhos, a minha família é uma festa, como certa vez minha irmã comentou, somos todos loucos uns pelos outros.

Gstv – Como foi a entrada da Nilza Araújo, para o Setor da Beleza? Você, teve outras opções antes de conhecer sua atual profissão? E qual o peso da família na tua decisão?  

Nilza Araújo – Na década de 70 através da minha mãe Dona Isabel, conheci um cabeleireiro na região dos jardins, me encantei com a profissão e tive certeza que era o que eu queria fazer para o resto da minha vida. E minha mãe foi fundamental para tomar esta decisão.

Gstv – Hoje em dia o postulante à profissão tem muitos recursos para aprender e até para comprar produtos. Como era na época em que você começou? Quais as maiores dificuldades?

Nilza Araújo – O acesso à informação vinha através dos profissionais mais experientes e que se dispunham a passar suas  técnicas, tinham também as associações de cabeleireiros e algumas poucas escolas que existiam na época. Você tinha realmente que gostar da profissão, era muito mais difícil.

Gstv – Hoje existem produtos para várias finalidades e tipos de cabelos. Como era quando você iniciou? Você teve que fazer alguma receitinha, para tratar de algum tipo de cabelo?

Nilza Araújo – Sim, naquela época os produtos eram muito limitados,muitas opções eram criadas pelo próprio cabeleireiro.Por exemplo: Enrolávamos bobs para cabelos, usando cerveja como fixador.

Gstv – Você tem algum hobby ou alguma paixão esportiva? Como você se diverte fora do trabalho?

Nilza Araújo – Sim, faço caminhada, gosto muito de festas, procuro não perder nenhuma, principalmente as de família.

Gstv – Cabeleireira, educadora, empresária, entre tantos adjetivos que remete ao teu nome. Não são muitas funções para uma única profissional? É possível ter excelência em todas essas atividades? Quais delas mais te seduz?

Nilza Araújo – Amo tudo o que faço, Deus me dá capacidade e energia para cumprir com todas as minhas atividades, o que mais me seduz é saber que em todas as minhas viagens deixo uma sementinha de conhecimento.

Gstv – Você é uma profissional respeitada e muito querida. Muitas celebridades já passaram pelas magias de suas mãos. Como você distingue um cliente comum de uma celebridade? Qual o valor do ser humano no teu ponto de vista?

Nilza Araújo – Todas as minhas clientes são celebridades. Para mim todos os seres humanos tem o mesmo valor.

Gstv – Qual a grande sacada para estar a tanto tempo na profissão e não cair no tedio da rotina?

Nilza Araújo – Como você citou no início, estou sempre buscando informação e inovação, isto não me permite cair no tédio ou na rotina.

Gstv – Recentemente o Universo da Beleza perdeu um profissional hiper competente, era inclusive nosso amigo em comum. Willian Alves.  Muitos profissionais autônomos, não se preocupam com planos assistenciais, e numa situação como esta passam por dificuldades. Que conselho você passa para os profissionais?

Nilza Araújo – Cuidem dos outros! Mas, não esqueçam de investir e cuidar de si próprio. O tempo e as oportunidades passam muito rápido.

Gstv – Sabemos que tua agenda é muito concorrida, como encontrar fôlego para atender sua clientela no teu salão e cumprir com os compromissos como Educadora, por todo o Brasil?

Nilza Araújo – Duas palavras respondem essa questão: Planejamento e Disciplina.

Gstv – Quero conhecer e ser atendido por você no teu Salão, além disso, também quero contratar os teus cursos, Qual o procedimento?

Nilza Araújo – Studio Lavie – Rua Sócrates, 518 – Jardim Marajoara – SP
Telefones: (11) 5524-8101 / 9.8378-3722
Facebook: Nilza Pereira Araújo
Instagram: mnarujo
Nilza Araújo Hair Stylist

Gstv – Deixe aqui uma mensagem para os nossos leitores e também pra aquelas pessoas que estão iniciando nesta profissão e também praqueles que estão decepcionados e pensando em desistir?

Nilza Araújo – Deixo ao leitor meu agradecimento, ao iniciante meu incentivo, invista em conhecimento e formação própria. Quem quer desistir! PERSISTA, entre tantas ferramentas aproveite a era

tecnológica em seu favor, está profissão é maravilhosa e pode levar você além do que você imagina. NÃO SE LIMITE!

Cada entrevistado é uma incógnita, porque o ser humano vive em constante mutação, e esta sem duvida é a verdadeira vitamina para um bom trabalho jornalistico. Nilza Araujo, transcende esta essência e mesmo com reconhecidos anos de profissão ela insiste que o melhor caminho para não ficar no anonimato e no marasmo da rotina é o continuo ato de aprender. Difícil quando escutamos isso de uma profissional que já conquistou tudo que a profissão pode oferecer. Seguramente Nilza Araujo tem muito mais para ensinar, porque ela persiste na humildade do apreender.

E você? Realmente, já aprendeu tudo na tua profissão?

Compartilhar

11 comentários em “Nilza Araujo – A Humildade tem nome.

  • em
    Permalink

    Conheço a profissional Nilza Araujo há muitos muitos anos…. ela representa para mim, a melhor profissional que já conheci… em todos os aspectos, profissionalmente, seu caráter, batalhadora, e sempre recebe o seu cliente com um lindo sorriso!!Todos os momentos especiais da minha família… é ela que nos deixa lindas maravilhosas ! Nilza siga em frente … vc sabe o quanto significa para nós! Você é a “ tesoura de ouro”

    Resposta
  • em
    Permalink

    Ela e super Mãe,super profissional,super amiga.Tive a honra de convive treze anos juntas numa equipe :Brilul Cabeleiteiros.

    Resposta
  • em
    Permalink

    Maravilhosa está entrevista.
    PARABÉNS pela escolha acertada de seus entrevistados.

    Resposta
  • em
    Permalink

    Parabéns Nilza Araújo por sua linda trajetória no universo de beleza dos penteados!!!!

    Resposta
  • em
    Permalink

    Parabéns pela entrevista.e …mais ainda pela entrevistada!!!pessoa maravilhosa e profissional exemplar… bjus.

    Resposta
  • em
    Permalink

    Parabéns pela entrevista.
    Adorei quando a Nilza disse que pra ela todas as clientes têm o mesmo valoe e todas são celebridades.

    Maria Alice

    Resposta
    • em
      Permalink

      Excelente entrevista! Parabéns Nilza Araújo pela humildade, por passar seus conhecimentos aqueles que estão começando na profissão e por sempre estar em busca de aprendizado, pois conhecimento nunca é demais.

      Resposta
    • em
      Permalink

      Parabéns pela linda entrevista.
      Muito sucesso pra você …pessoa linda por fora e por dentro

      Resposta
  • em
    Permalink

    Profissional competente, personalidade marcante e profundo interesse e empenho na satisfação dos clientes. Parabéns Nilza Araujo!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *