fbpx

Em 2021 Haverá Feiras de Beleza?

Recentemente tive uma reunião com um grande empresário e porque não dizer um grande amigo. Estou falando do CEO da Vitaderm Dr. Marcelo Schulman.

Como sou um jornalista reconhecido por cobrir tudo o que acontece no Universo da Beleza, Graças ao Portal e TV Guia de Salões, foi inevitável ele questionar-me sobre a realização ou não de feiras do setor no ano de 2021?

Como tenho acesso direto aos organizadores deste tipo de evento, afirmei que baseado em informações da organização da Beauty Fair, Sul Beleza e a Hair Brasília, esses eventos estavam confirmados e vão acontecer.

E imediatamente fui novamente questionado:

Mas, você endossa a realização desses eventos?

Confesso que me senti inseguro em afirmar que as mesmas irão de fato acontecer. E reconsidere minha resposta, dizendo que baseado nas informações recebidas, os ORGANIZADORES garantem a realização. Porém, eu Arnaldo Almeida e o PORTAL Guia de Salões, não teríamos como garantir, até por não fazermos parte da organização das mesmas.

É sabido que graças ao volume acelerado de vacinação, estamos caminhando a passos largos para a normalidade, mas os riscos ainda existem e tudo depende da autorização dos órgãos controladores do Governo, tanto estaduais como federais. Então, realmente seria uma insanidade minha, cravar a realização de tais eventos.

Pensando como jornalista da área e saudoso de encontrar os amigos e os profissionais no intuito de recuperar o tempo perdido, desejamos verdadeiramente que esses eventos retornem e com suas capacidades de visitação máxima. Mas para que isso aconteça, precisamos da certeza de que estamos seguros, e que a doença esteja realmente controlada, sem risco à saúde e à vida dos profissionais envolvidos.

Porém, o investimento dos visitantes ou convidados são minúsculos se comparar ao dos expositores, afinal são gastos absurdos na compra do espaço,montagem e manutenção dos estandes, logística de transportes, depósito, e exposição dos produtos ou serviços, além das despesas com os funcionários que estarão ali em caráter extraordinário.

Lembrando ainda que a preparação e reservas financeiras, acontecem bem antes do evento, e num período onde a maioria das indústrias reduziram suas produções em virtude de uma  pandemia que obrigou o fechamento dos estabelecimentos dos seus consumidores diretos.

Sendo assim, pensando com a cabeça do empresário, minha empresa suportaria uma retirada tão significativa do meu caixa sem provocar um abalo na sua saúde financeira? E pior! Sem uma garantia contundente de que este evento será realizado? Será que o público, verdadeiros alvos, estarão presentes como em eventos anteriores?

Fique por dentro das novidades! Clique aqui

São incógnitas que precisam ser debatidas e ajustadas pelas partes. Afinal é sabido que os custos de organização são elevadíssimos, afinal existem as locações dos “Centros de Exposições” que são altíssimos. Em tempos de normalidade isso não seria problema. Mas, o expositor busca garantia do organizador, por outro lado o organizador busca parceria com os locadores, e os visitantes buscam segurança para participarem, ou seja é um círculo “vicioso” onde todos os elos precisam pensar no melhor para todos.

Entendemos que os espaços parados geram prejuízos, pois os impostos, taxas, tributos, contas vão chegar de qualquer forma. Ou seja, neste momento a melhor saída é uma parceria onde todos ganham e ninguém saia prejudicado. O locador será parceiro do organizador/locatário garantindo que seu investimento não será perdido, e assim os organizadores garantem aos expositores a devolução ou reaproveitamento do valor investido e assim por diante.

Nos dias atuais o lado financeiro tem pesado muito no planejamento social e pessoal dos brasileiros, uma hora tudo voltará ao normal, mas porque não fazer a diferença agora?

Sei que é um tema muito delicado, feiras de beleza são tradições e fazem parte de calendários de vários municípios espalhados pelo Brasil. Afinal, querendo ou não estes eventos fomentam o turismo em vários desses municípios, gerando renda e lotando hotéis e comércios.

Então, ratificando nosso título:

  • Organizadores: haverá feiras de Beleza em 2021?
  • Empresários, vão  apostar nesta realização?
  • Vocês profissionais do setor, se for seguro! Podemos contar com a tua presença?

Por Arnaldo Almeida / Redação Portal Guia de Salões.

Compartilhar