Com certeza o Universo da Beleza é um dos lugares mais fascinantes que podemos frequentar, e ser jornalista me permite estar lado a lado com verdadeiras referências do setor. Profissionais que fizeram e fazem a diferença no setor, resultando em receber como seguidores uma legião de colegas da profissão, provenientes das mais variadas localidades espalhadas pelo Mundo. E foi pensando em profissionais com este apelo de verdadeiras “celebridades” do setor, que nossa produção selecionou o nosso entrevistado. E hoje vamos contar a história de um dos mais querido e respeitado profissional do setor da barbearia, em todo o Mundo. Iraniano de nascimento e Canadense de coração, já que há exatos 25 anos ele atravessou oceanos e estabilizou-se no Canada; onde casou-se com aquela que tornou-se sócia, amiga, companheira e conselheira. Reconhecido mundialmente por suas habilidades na barbearia Clássica e na arte de
barbear, ele auto intitula-se como “Barbeiro Feliz”. Com muito orgulho, nosso entrevistado de hoje é o querido e incomparável Farzad Salehi “Happy Barber.
Gstv – Farzad! Muito Obrigado por falar conosco, é uma grande honra para nós! Então, conte-nos, Quem é Farzad Salehi?
Farzad Salehi – Muito obrigado, é um prazer estar aqui com você, meu amigo! Antes de tudo, gostaria neste momento de mandar um grande olá ao Brasil, eu amo este país e seu povo, onde Shelley e eu estivemos há alguns anos atrás e tivemos momentos maravilhosos. Eu sou simplesmente um barbeiro que amo meu trabalho, nada mais e nada menos … Acho que se tivesse me tornado carpinteiro ou mecânico, ainda aprenderia a amar meu trabalho também.
Gstv – Você pode nos contar um pouco sobre a tua vida no Irã? (Pais, infância, amizades, etc.)
Farzad Salehi – Eu nasci e cresci no Irã, tenho um irmão e duas irmãs, meus pais eram funcionários do governo e crescemos em uma família confortável de classe média, não rica. Então, eu abandonei a escola e fui fazer meu trabalho militar aos 18 anos onde servi por dois anos.
Gstv – Quão importante é a opinião da família em suas decisões? E Por que você mudou do Irã para o Canada?
Farzad Salehi – A família de todos é importante e sempre desejamos ter ouvido os conselhos de nossos pais, mas eles nunca me impediram de tomar minhas próprias decisões … Eu deixei o Irã por causa do rigoroso governo religioso e antidemocrático. Foi depois da revolução islâmica de 1979 e a maioria dos jovens não conseguia se relacionar com as novas regras e alguns o deixaram (Irã) E eu era um deles.
Gstv – Você começou sua carreira como barbeiro no Irã ou no Canadá? Por que você escolheu a barbearia para sua profissão?
Farzad Salehi – Comecei a barbear no Irã. Quando era adolescente, cortava o cabelo dos meus amigos e isso foi nos anos 80. Os penteados eram um pouco mais longos, e se eu cometesse erros, isso não mostraria muito. Continuei cortando cabelos enquanto prestava o serviço militar, e
quando terminei, precisava de um emprego, assim como todos os rapazes. Fui a uma barbearia onde meu primo trabalhava e comecei como aprendiz, onde eu lavava o chão, dobrava toalhas, aplicava shampoo nos cabelos e limpava a loja, por dois anos fiz esses trabalhos e lentamente, preparei o meu caminho para cortar cabelos, como um barbeiro …. Anos depois, abri minha própria loja no Irã.
Gstv – Atualmente está mais fácil tornar-se um profissional, usando as ferramentas das redes sociais, como Youtube, Instagram, entre tantas outras. Como funcionava isto na tua época?
Farzad Salehi – No meu tempo, você tinha que começar do zero e aprender os negócios primeiro, ou seja, os valores morais, maneiras, limpeza, vestir-se adequadamente (profissionalmente) e entender que barbearia não era apenas um comércio, mas antes de tudo, uma indústria de serviços que
tratava de cuidar das pessoas (seus clientes) da melhor maneira possível. Há muito mais nela do que apenas fazer um bom corte de cabelo ou barbear ….
Gstv – Você é um barbeiro, educador, empresário, entre tantos adjetivos que remetem ao teu nome. Qual deles mais te seduz?
Farzad Salehi – Eu sou Barbeiro. O resto é bônus.
Gstv – Todo grande homem tem ao lado uma grande mulher. Você pode nos falar qual a importância da Shelley em sua vida? E por que “Barbeiro Feliz”?
Farzad Salehi – Shelley é a minha vida, temos a sorte de ter um ao outro e valorizamos nossa amizade, amor, parceria e ética de trabalho. Estamos juntos todos os dias na loja e ela está envolvida em todos os aspectos da administração do negócio, incluindo as redes sociais. Quando não estamos no trabalho, ainda passamos o tempo todo juntos, seja em viagens de moto, viajando internacionalmente ou simplesmente andando pela bela cidade de Vancouver onde vivemos. Então, como eu poderia ser outra coisa senão um “Happy Barber”?
Gstv – Quando vocês não estão trabalhando, Folgas, Como vocês se divertem?
Farzad Salehi – Durante a primavera e o verão, Shelley e eu amamos viagens de moto, encontrando estradas tranquilas, com belas paisagens e as pequenas cidades encantadoras e pessoas maravilhosas que encontramos ao longo do caminho. No inverno adoro ir ao parque e ajudar meus
amigos com o “Street Thug Barbers”, fazendo alguns cortes de cabelo para os desabrigados e menos afortunados da nossa sociedade.
Gstv – Qual é a grande dica para não desanimar e continuar atualizando-se, após mais de 30 anos de profissão? Que tipo de serviço podemos encontrar em sua loja?
Farzd Salehi – A maior ajuda ou vantagem que um artesão poderia ter é o talento de aprender e ser sempre um estudante. Todos os dias na vida sempre há algo para aprender e, se você continuar assim, será uma pessoa que segue as mudanças à medida que elas surgirem. Em nossa loja, oferecemos todos os tipos de cortes de cabelos masculinos, sempre incluem uma toalha quente, acabamento de barbear no pescoço e xampu / lavagem após o corte, também oferecemos serviços relaxantes de barbear com muitas toalhas quentes e trinta minutos de “mimos”.
Gstv – Falando sobre a profissão. O que te alegra e o que te entristece? (Na profissão)
Farzd Salehi – É uma pergunta difícil, vamos falar somente, sobre a parte feliz disso … Adoro ver tantos barbeiros jovens e talentosos que estão chegando a esse comércio. É um ótimo trabalho para ganhar a vida; se você trabalhar duro e lembrando-se do que se trata: Que é cuidar das pessoas e
colocar comida na mesa, com orgulho.
Gstv – Observando suas publicações no Instagram e Facebook, é comum encontrá-lo praticando ações sociais, cortando cabelos e embelezando os menos favorecidos. Qual o valor das pessoas para você?
Farzd Salehi – Pessoas são pessoas para mim, eu amo todas as pessoas. Mas existem algumas, por várias razões, que têm menos sorte na vida do que outras, ou que tomaram más decisões na vida, de acordo com outras pessoas ou conheceram as pessoas erradas, que as levaram por um caminho ruim. É extremamente importante que todas as sociedades compreendam isso e tentem ajudar umas às outras, mesmo que a ajuda seja a menor possível, dar amor aos outros é amar a si mesmo, como diz o poeta persa Rumi:
“Através do amor, os espinhos se tornam rosas e, através do amor, o vinagre se torna vinho doce. Através do amor, a estaca se torna um trono. Através do amor, o reverso da fortuna parece ser uma boa fortuna. ”(Rumi)
Gstv – Você é um profissional amado em todos os países por onde você esteve, incluindo o Brasil. Deixe um recado para esses seguidores. E Você tem planos de retornar ao Brasil brevemente?
Farzd Salehi – Adoro viajar e tive a sorte de viajar um pouco para trabalhar. Sinto o amor dos outros quando os visito em qualquer lugar que já fui. E é emocionante conhecer algumas pessoas incríveis ao longo da jornada e que se tornam nossos amigos. Sim, eu adoraria voltar ao Brasil e rever nossos amigos novamente e conhecer novos!
Gstv – A querida amiga, Sindi Devitte, está enfrentando uma batalha contra o câncer. O que você pode dizer sobre essa pessoa amada em todo o Universo Barber?
Fazard Salehi – Shelley e eu conhecemos Sindi Devitte há poucos anos, uma pessoa que tem o maior coração, ela dedicou e ainda dedica seu talento, coração, dinheiro para os barbeiros do Brasil e de outras partes do Mundo. De uma maneira simples, nos tornamos bons amigos durante nossa visita ao Brasil e desejamos a este maravilhoso ser humano tudo de bom e sabendo que ela é uma lutadora, sabemos que ela vencerá essa batalha … enviando-lhe todo o nosso amor!
Gstv – Querido amigo, Quero agradecê-lo novamente por falar conosco. E finalizando gostaria de deixar este espaço livre para você expressar o teu ponto de vista sobre esta entrevista e deixar
também uma mensagem para todos os Barbeiros do Brasil. Obrigado Farzad Salehi “Happy Barber”.
Farzad Salehi – Obrigado por me receber, é um prazer absoluto fazer parte do seu trabalho!
Barbearia é um ótimo trabalho para ganhar a vida, e não há muita coisa a dizer … É um ofício, um serviço, uma arte, e como Barbeiros temos a responsabilidade de oferecer bons cortes de cabelo e barbear, entregando o nosso melhor serviço e a etiqueta que vem com ele. Primeiro temos que
honrar a história do nosso comércio, se queremos ser bons nisso e defender a grande tradição e valores da barbearia!
Muito obrigado e espero vê-los novamente no Brasil!
Quando este projeto ainda estava sendo estudado e pelas dificuldades devido a distância e até mesmo de linguagem, confesso que mesmo com meus quase 20 anos de jornalismo, hesitei em iniciar as conversas com a assessoria de impressa de Farzad Salehi, pois não tínhamos a ideia de como isso seria recebido por eles, mesmo já tendo o entrevistado durante uma apresentação no Circus Hair, aqui em São Paulo.
Porém, quando trabalhamos de forma transparente tudo conspira
para o lado positivo, e qual não foi minha surpresa ao ligar e saber que a dócil e atenciosa Shelley Salehi, além de esposa é a assessora do ”Happy Barber”. A partir daí tudo ficou mais fácil e delicioso, confesso que entrevistar um profissional tão altamente qualificado no cenário Mundial, foi mais fácil e prazeroso, se compararmos com alguns ícones aqui mesmo do Brasil. Devido sua humildade, amabilidade, educação e principalmente respeito para com os profissionais à quem ele falaria. Farzad fez questão de responder todas as perguntas sem restrições, com muita classe e também respeito ao Portal e TV Guia de Salões. Resumindo e plagiando esta verdadeira celebridade mundial; Entrevistar Farzad Salehi, fez deste humilde jornalista um verdadeiro “Happy Journalist” ou Jornalista Feliz, como queiram.
Por: Arnaldo Almeida / Redação Portal e TV Guia de Salões