fbpx

Gracielle Gatto é educação no Brasil e no Mundo!

Hoje é um dia muito especial para nós do Portal Guia de Salões, em especial para a coluna Minha História. Nossa produção sempre sugere nomes de profissionais que tragam conteúdo importante para a coluna, visando sempre em auxiliar os profissionais em seu dia a dia em seus espações de trabalho. Nem sempre nossos convidados, serão aquelas celebridades das redes sociais, os quais amamos e respeitamos pelo seu engajamento. Porém, buscamos profissionais, que realmente fizeram a diferença, numa época onde divulgar seus feitos não era fácil e nem tampouco barato. Num período onde esses profissionais tinham que se reinventar todos os dias para conseguirem ter êxito na profissão, possuidores de talentos naturais e principalmente formadores de tendências. E nossa alegria é tamanha, porque nosso convidado de hoje tem reconhecimento internacional, sendo respeitada ao redor do Mundo, pela excelência dos trabalhos que apresenta. Querida ao ponto de carregar uma legião de admiradores, inclusive colegas de profissão contemporâneos e até os mais antigos, declinam suas barreiras em prol de uma profissional carismática, competente e repleta de humildade. Como ela mesma frisou, “sou curiosa e exigente no quesito aprendizagem” por isso ela deixou de ser simplesmente uma hairstylist para tornar-se uma das mais conceituadas educadoras do setor em nível mundial, empresaria e proprietária da Hair School International. A talentosíssima Gracielle Gatto é a personalidade quem empresta um pouco de sua trajetória profissional para nossa coluna “Minha História”.

Gracielle Gatto

Gstv – Quanta alegria conseguir ajustar nossas agendas. Mesmo vivendo atualmente pelo Brasil, ministrando cursos e distribuindo simpatia, você não hesitou em participar desta coluna e expor um pouquinho da tua vida profissional. Muito obrigado por essa atitude e me diz: Quem é a mulher Gracielle Gatto? 

Gracielle Gatto – Gracielle é mãe, empresária, empreendedora, tricologista e administradora

Gstv – Como foi a tua infância e quais eram seus sonhos na época? (amigos, escola, família, etc.).

Gracielle Gatto – Meu maior sonho sempre foi dar melhor condição de vida para meus pais. Eu imaginava o dia em que eu poderia dar para eles o que eles não haviam conseguido. Nós somos em 7 filhos, meus pais se sacrificaram bastante por nós, então eu não via a hora do dia em que eu conseguiria retribuir esse cuidado a altura.

Gstv – Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou no início de sua trajetória? Qual foi a posição da família e o peso da opinião deles ao saberem da tua escolha profissional?

Gracielle Gatto – A minha maior dificuldade foi conseguir fazer dinheiro sem ter dinheiro. Eu comecei sem nenhum investidor, nenhum tipo de poupança. Era o início do empreendedorismo no Brasil  e eu tive de crescer em um país que dificulta muito para os novos empreendedores, se hoje já é difícil, imagine naquela época! Altas taxas, juros exorbitantes, jovem e sem nome . Eu comecei a trabalhar muito nova, sempre tive um espírito independente , minha família sempre admirou esse meu lado e por isso me deram total apoio.

cosmeticos
Confira os lançamentos

Gstv – Antes de entrar na área da beleza você teve outras ocupações? Por que você optou pela área da Beleza?

Gracielle Gatto – A área da beleza esteve comigo desde a infância, mas eu sempre fui alguém que aprendeu e fez de tudo para ajudar minha família e ao mesmo tempo investir no meu maior sonho – O salão. Eu trabalhei com faxina, cantina escolar, padaria, vendi artesanato e até dei aulas de dança! Paralelamente a tudo isso eu já atuava na área da beleza.

Gstv – Hoje em dia o postulante à profissão tem muitos recursos para aprender e até para comprar produtos. Como era na época em que você começou?

Gracielle Gatto – Não haviam tantos produtos, o mercado era fechado não haviam importações os poucos que vinham eram ilegais. Nós tivemos que fazer um verdadeiro milagre cosmético, não faltava criatividade para criar e testar. Nós fazíamos muitos experimentos , para alcançar resultados que na época eram impossiveis. Não haviam cores claros, descolorantes fracos e alisantes nem se fala! Exigia muita força, dedicação, esforço e disciplina para seguir a profissão.

Gstv – Ainda falando das facilidades atuais, muitos dos meus entrevistados, os profissionais mais antigos, sempre relataram as dificuldades de buscar informações no início de carreira, numa época em que a internet não existia e o profissional tinha que buscar informações com outros profissionais e muitas vezes fora do País. Você também teve que se qualificar em outros países? Quais? E o que isso mudou em sua vida profissional?

Gracielle Gatto – O maior aprendizado da minha carreira foi comigo mesma, fazendo laboratório anotando, errando, testando, corrigindo, nada de compara a vivenciar , ao errar , testar e não ter medo essa foi a maior academia que eu fiz! Observação , anotação e repetição. Fora do Brasil, eu considero como complemento e não como base. Não me transformou de forma tão significativa, a não ser a realização pessoal de me formar em outro país. A área que eu mais me destaquei foi na área de penteados, entretanto essa formação não veio de academia internacionais. Eu cheguei até mesmo ensinar aos educadores durante o curso! Eu estudei nos Estados Unidos, Argentina , Chile, Africa do Sul e Europa.

Gstv – A Industria da Beleza atualmente, entrega aos profissionais uma vasta gama de produtos, que são facilitadores. Como era quando você iniciou? Você teve que aprender alguma “receitinha” para potencializar os seus serviços no salão de beleza? Quais?

Gracielle Gatto – Eu não aprendi receitas, eu desenvolvi métodos. Receita é quando você segue o padrão de outra pessoa. 1 xicára de açúcar, farinha e leite – isso é uma receita. Criar métodos é diferente, eu fiz experimentos, observei os resultados e aprimorei. Criei vários métodos, de corte, cor e loiros. Há mais de 20 anos eu já fazia devolução de fundo, novamente em tendência, eu usava tons acinzentados para fazer devolução de fundo e ao mesmo tempo criando loiros frios, esse se espalhou e virou referência nacional e internacional.

Gstv – Em uma época não muito distante, os campeonatos de beleza, eram diferenciais onde os profissionais disputavam mais no intuito de aprender novas técnicas de cortes e produtos. Vencer era bom, mas nem sempre foi o objetivo principal. Você Chegou a participar de algum campeonato? Você acredita que este formato de evento, ainda teria sucesso nos dias de hoje?

Gracielle Gatto – É uma forma do organizador ganhar dinheiro. Eu vejo muitos juris despreparados e sem experiência em avaliação. Eu vi muita falcatrua na minha época! Só participei de um, foi muito frustrante, haviam centenas de profissionais inscritos, selecionaram 30 e depois 10 e no final eu vi um dos participantes trapacear durante a prova – Ele levou metade do cabelo pronto , acredita? Todos nós achamos injusto, mas ele acabou vencendo mesmo assim. No meu ver, muitas pessoas vão atrás de status ao invés de prosperar financeiramente, então eu não sou a favor de nenhum de campeonato, onde os participantes tenham de pagar taxas e onde os juris não são especialistas , definitivamente eu não acredito em campeonatos.

Cursos beleza
Cinfira os melhores cursos

Gstv – Como você se diverte em suas horas de folga? Você tem algum hobby que pode nos contar?

Gracielle Gatto – Mente de empreendedor não tem folga! Minha mente está sempre em atividade, mas eu gosto de passar tempo com meus filhos, ver TV , jogar , fazer caminhada e ler.

Gstv – Você é uma profissional respeitada e muito querida. Acredito que você já atendeu algumas celebridades no desempenho de suas funções. Qual a diferença entre atender um cliente comum e uma celebridade? Qual o valor do ser humano para voce?

Gracielle Gatto – Não existe absolutamente NENHUMA diferença! Na maioria das vezes para o profissional o nivel de stress é muito maior atendendo uma celebridade, do que um cliente menos ansioso com o resultado, mas isso varia de pessoa para pessoa. As vezes você atende uma celebridade tranquila ou uma não celebridade não ansiosa te dando muito mais dor de cabeça. Mas no psicológico do profissional , atender uma celebridade gera o stress de querer entregar o melhor resultado, pois um trabalho bem feito é o nosso marketing trazendo mais clientes – Sendo uma grande diferença entre anônimos e famosos. Agora o ser humano é único, independente da condição financeira, e o atendimento deve ser prestado com o mesmo carinho.

Gstv – Infelizmente o Mundo atravessa uma pandemia cruel que tem tirado vidas e influenciando diretamente em nossas decisões, sejam de âmbito profissional, econômico ou social. Governantes despreparados tem comprometido com suas decisões, classes inteiras de profissionais, entre eles o Setor da Beleza. O que você tem feito para superar esses momentos e quais conselhos você deixa para seus colegas de profissão?

Gracielle Gatto – Durante o periodo de março a junho de 2020 foi o período que eu mais trabalhei, fazendo em média 6 a 8 horas de conteúdo diário por dia. Em julho a dezembro eu continuei como se não houvesse pandemia, pois vim para a Europa e lá no verão muitas coisas já estavam liberadas. Segui com nossos treinamentos online e presenciais, principalmente no Brasil. Eu particularmente não vivenciei um lockdown total, o conselho que eu dou para quem viveu a pandemia e para um futuro lockdown caso aconteça novamente feche as portas de informações negativas seja de pessoas, rádio e televisão e foque no seu objetivo principal.

Gstv – Você auto intitula-se uma curiosa em potencial no quesito aprendizado, este foi um dos motivos para criar a Hair School International? Fala pra gente um pouco da Hair School? (matriculas, cursos, localidades, contatos, etc.)

Gracielle Gatto – Foi a busca pelo verdadeiro conhecimento que me levou a criar a Hair School ,ajudar os profissionais a se libertar de receitas prontas e aprender da forma correta com o conhecimento cientifico. A hair School foi a primeira academia cientifica do mundo e hoje a maior do segmento! Eu já ajudei mais de 500 mil alunos a transformar suas vidas, seja em palestras , feiras ou em nossas salas de aulas. Nossos cursos são feitos em nossa sede São Paulo, mas estamos com projetos em outras capitais, ano que vem por exemplo, levaremos o formação de técnicos nosso curso principal para o Ceará. A agenda é atualizada sempre em nossas redes, é só ficar ligado!

Você pode ter mais informações em nossas redes sociais.

INSTAGRAM @hairschoolinternational

FACEBOOK @hairschoolinternational

Contato : 55 11 99386-0382

Gstv – Com tantas ocupações que sua experiência te proporciona, ainda sobra tempo para você atender alguma cliente? Se positivo, como fazer para ser atendido por Gracielle Gatto? (Endereço, telefone, redes sociais etc.)

Gracielle Gatto – Hoje meu trabalho com educacional, então mesmo quando me sobra tempo eu continuo com o educacional, montando conteúdo, entrando em webnários com alunos , a minha posição é de 99% do educacional e o 1% quando estou para Europa faço alguns atendimentos mas são bem esporádicos. Hoje meu foco é o educacional mesmo.

Gstv – Amiga Gracielle Gatto, é sempre uma honra estar em contato com você e principalmente poder conhecer e contar um pouquinho da tua trajetória profissional. É incrível poder compartilhar de tanto conhecimento. Para finalizar, qual dica você pode passar praquela pessoa que está iniciando na profissão, e também praquele profissional que mesmo há tempos na profissão, pensa em desistir devido as instabilidades do setor?

Gracielle Gatto – A maior dica que eu te dou é buscas. Buscar, buscar, buscar. Ouça e coloque em prática, a grande diferença entre grandes profissionais e pequenos. Alguns não estudam e não crescem outros estudam muito e também não crescem por que não colocam em prática o que ouvem , é muito melhor todo dia aprender um pouco e começar a praticar do que se encher de cursos e conteúdo sem conseguir colocar em prática nenhum dos temas que estudou.

Gstv – O Portal Guia de Saloes está proximo de completar 20 anos de existencia, desde sua idealização em nossas cabeças até os resultados que temos alcançados durante nossa jornada de trabalho, com transparência, dedicação, responsabilidade e compromissos com toda uma classe de profissionais que hoje temos com verdadeiros amigos, foi um inicio dificil e de muitas incertezas. O projeto novo em um periodo distante onde a internet ainda era uma novidade. Como nossa entrevistada, dia a dia e passo a passo, fomos conhecendo um territorio diferente, de dificil relacionamento mas muito glamoroso. Aos poucos compreedemos que os profissionais da beleza eram verdadeiras celebridades, artistas da beleza e como tal deveriamos trata-los. Por isso, hoje temos cada um deles como amigos e dententores de historias dignas de serem imortalizadas em nosso Portal. Durante anos escutava o nome de Gracielle Gatto, nas varias feiras que participavamos em todo o Brasil, mas por acasos da vida, houve muitos desencontros e foi muito dificil ajustar nossas agendas. Com o passar dos anos nossa protagonista, graças ao seu comprometimento com a classe da beleza, crescia e atigia posto de verdadeira celebridade do setor, tornou profissional com reconhecimento internacional, o Brasil tornou-se pequeno e nao demorou para Gracielle Gatto, cruzar as fronteiras e conquistar profissionais de outras nações, agora como educadora. Desenvolveu e aplicou tecnicas de ensino desejadas pelos mais renomados profissionais. transformando um de seus empreendimentos a Hair School International, em sonho de consumo, capacitando em formando profissionais pelo Mundo. Com tantos adjetivos, achavamos impossivel ajustar nossas agendas em curto prazo. Mas como costumo dizer, este Universo é fascinante e em mais um acaso da vida nossas agendas bateram e ratificando nossos votos de extrema alegria a Top Educadora Gracielle Gatto é a trajetoria da coluna “Minha História” de hoje.


Por Arnaldo Almeida / Redação Portal Guia de Saloes.

 

Compartilhar