fbpx

Marcos Freitas – O Segredo está na Educação!

Como caminhar por este maravilhoso Universo Chamado Beleza, e não sentir-se privilegiado? São quase 20 anos buscando e levando novidades junto aos mais renomados profissionais do Setor, seja em qualquer parte do Brasil. São emoções como essas que fortalecem e encorajam nossa continuidade, afinal como reclamar de um trabalho que me coloca lado a lado dos grandes “magos da beleza”, pessoas com histórias incríveis e que muitas vezes abandonaram o conforto do Lar e dos braços da família, para buscar conhecimento e facilidades para o desempenho de seus trabalhos visando em primeiro lugar, satisfazer seus clientes e automaticamente dar melhores condições de vida aos seus familiares. Nosso entrevistado de hoje, com certeza tem muitas historias para contar, hairstylist, educador, visagista, frequentou academias como Toni & Guy e Llongueras, além de ser Diretor da HCF Brasil, ufa!!! Tem ou não muitas historias para contar? O “Minha História” de hoje é com Marcos Freitas!


Gstv – Amigo, quantas qualificações, heim! Obrigado por aceitar nosso convite e abrilhantar a nossa coluna “Minha Historia“, conta pra gente: Quem é Marcos Freitas? (origem, infância, amigos, pais, etc).

Marcos Freitas – De Família humilde, meus Pais sempre deram o seu melhor na Educação Familiar e na minha cultura. Sempre fizeram aquilo que podiam e hoje, entendo que fizeram aquilo que não podiam também. É incrível podermos ter essa percepção tardiamente! Sou muito grato a Deus e aos meus Pais por isso. Sou o que sou como ser humano e profissional, graças a minha Família.

Gstv – Acredito que antes de optar pela profissão da beleza, o Marcos teve outras ocupações. Sim ou não? Quais? E como foi sua entrada no universo da Beleza?
Marcos Freitas – Sim. Fui office boy aos 11 anos. Já queria ajudar nas despesas de casa, mas durou apenas 3 meses. Descobri que não tinha nascido pra ser mandado (não naquele nível.. ….kkk). Foi quando entrou minha irmã Ana Maria, uma grande Profissional na área da Beleza, me perguntou:

  • Marcos…. você não gostaria de se tornar um cabeleireiro? Você pode se tornar dono de seu próprio nariz.
    Foi como um elixir para meus ouvidos…. Mas tinha uma questão: Como pagar toda a formação básica? Foi quando ela completou me dizendo que iria pagar tudo. Você não imagina a minha alegria em poder ganhar meu dinheirinho. Iniciei os cursos para me tornar cabeleireiro aos 11 anos e aos 16 anos já assumia uma cadeira em um Salão modesto no bairro da Mooca, no qual fiquei até os 20 anos de idade, período que já ajudava nas despesas da casa. No início era por dinheiro mesmo e com o tempo vi que tinha descoberto a minha grande e verdadeira paixão profissional.
    Em 1982 assumo uma cadeira em um dos salões mais importantes de São Paulo e quatro anos depois, inauguro a minha própria Empresa, na qual estou até hoje , onde tenho muito orgulho de ter contribuído com vários Profissionais que passaram por ela.

Gstv – Qual o peso da Família nas suas decisões? O quanto a opinião deles foi ou ainda é em sua vida?

Marcos Freitas – Tenho que dividir em duas etapas essa pergunta. A primeira já respondida. Minha Família sempre me deu muito apoio em tudo que eu quis seguir, o que gerou uma ciumeira pelo irmão caçula… Eu (kkk). A segunda foi quando construí a minha Família, que tanto me apoia em todas as decisões. No decorrer da vida Deus me presentou com a minha Esposa Mara, grande incentivadora, ser humano incrível, que me trouxe através de nosso Pai Maior, dois filhos maravilhosos que me enchem de orgulho.
“Quase todos de nossa Profissão aprendem muito cedo que: ” não há ganhos sem perdas”. Em alguns momentos importantes, desde eventos Familiares, até no acompanhamento na Educação de meus filhos, estive ausente. Minha esposa Mara, com grande paciência, garra, força e muita compreensão, supriu brilhantemente essa minha ausência. Algo que me fez repensar em alguns pontos e hoje consigo ter mais equilíbrio e qualidade de vida em nossa existência. Digo de verdade: Não seria o que sou hoje, sem o apoio de todos eles. Agradeço a Deus, minha esposa e meus filhos, por isso.

Gstv – Hoje em dia o postulante à profissão tem muitos recursos para aprender e até para comprar produtos. Como era na época em que você começou? Quais foram as maiores dificuldades?

Marcos Freitas – Meu amigo…. Nem fale (kkk). Os Profissionais com mais condições, viajavam para o exterior e voltavam com muitas novidades. Imagina… trancavam a sete chaves ou repassavam com valores absurdos. Alias uma grande rede na Época fazia isso. Era o grande must para quem podia naquela Época. Daí uma pessoa incrível mudou esse quadrado; Fazia e incentivava todos os Profissionais a viajarem, Organizava grupos para o exterior e faziam cursos em grandes academias. Esse cara, meu mentor, meu mestre, meu Pai da Profissão, Pepe Quiroz. Uma pessoa impoluta, doadora de incentivos na área da Beleza, que “CRIOU” grandes profissionais de destaque que estão até hoje colhendo sucessos através do empurrão inicial. Me desmancho mesmo pra falar do Pepe. Ele também me deu o empurrão inicial. Tinha acabado de chegar de LLongueras quando o conheci mais afinco em um final de semana, por acaso, na praia onde estava passando com minha Família. Conversamos por horas afinco. Depois disso foi meteórico.
Outro ser humano a quem dedico é a um ser maravilhoso, de gênio e posturas fortes, de uma honestidade impoluta e muito, mas muito doadora em todos os sentidos, profissional e de ajuda ao próximo. Hoje tenho a honra de tê-la como uma grande irmã, BETE OMORI, atual Presidente da HCF – Haute Coiffure Française do Brasil.
No meu crescimento profissional fui entendendo que quanto mais aprendia mais os negócios iam crescendo. No inicio em Associações, participando de vários campeonatos e também em cursos de empresas de cosméticos. Depois em grandes academias na Europa e América do Sul. Consegui uma carga de conhecimento maravilhosa, mas não estava satisfeito. Foi quando ouvi falar mais afinco sobre “Visagismo”. Conheci Philip Halawell e em primeira instância, me apoderei de toda a sua Literatura. Achei simplesmente incrível. Logo fiz curso com Claude Juillard e também os de Especialistas Visagistas com Robson e Tania Trindade. Digo a você que foram seis meses do curso de Especialista extremamente intenso. Mas ainda faltava alguma coisa.
Foi num dia iluminado que descobri o curso de Visagismo Comportamental no Instituto Mil, com a Prof. Adriana Masili… um divisor de águas. Tudo fez sentido. Tudo se conectou. Falaria o dia todo sobre isso e no que impactou e impacta no atendimento a cliente. Não pense naqueles atendimentos que o Profissional inqueri a cliente com perguntas, mas sim da conexão e comunicação não verbal com ela…. realmente fascinante.

Gstv – A Industria da Beleza atualmente, entrega aos profissionais uma vasta gama de produtos, que são facilitadores. Como era quando você iniciou? Você teve que aprender alguma “receitinha” para potencializar os seus serviços? Quais?

Marcos Freitas – (kkk) Digo que a maioria dos profissionais que tenham no mercado do ano 2.000 para traz, tiveram seus truques. É hilário falar sobre os “truques” que fazíamos nos anos 80 e 90, minha fase de “receitinhas”. Só pra não te deixar sem resposta, cheguei a fazer mechas com OX 120 Vol. Tá bom pra vc? Ahhh…. e sem deixar o cabelo da cliente no lavatório (kkk). Vamos pra próxima

Gstv – Como você se diverte em suas horas de folga? Você tem algum hobby que pode nos contar?

Marcos Freitas – Tenho sim. Hoje o meu maior hobby é fazer algumas coisas que deixei de fazer lá traz. Primeiramente é sempre estar com minha família, viajando para algum lugar, de preferência Litoral. Adorooooo curtir esses momentos juntos e fazermos deles o melhor momento de nossas vidas. O Segundo é reunir meus amigos e suas Famílias, para conversar de tudo que não seja sério. Desopilar a alma e descontrair a tensão do dia a dia. Afinal ser Gestor, Proprietário e Profissional por tantos anos, realmente despende muitas energias. Mas com as Graças de Deus, com muitas alegrias e sucesso.


Gstv – Marcos Freitas, você é cabeleireiro, educador, empresário, Diretor na HCF Brasil, entre tantos adjetivos que remetem ao teu nome. Não são muitas funções para um único profissional? É possível ter excelência em todas essas atividades? Quais delas mais te seduz?

Marcos Freitas – É uma pergunta bastante inteligente. Hoje eu digo aos meus alunos e as pessoas que passam pela minha vida: “Nunca deseje aquilo que não é seu”. Se Deus me permitiu que tenha essas atribuições, fiz a minha parte arduamente para conquistar, por enquanto, pois sei que minha caminhada está em evolução, então tenho que ser “RESPONSÁVEL”. E “SER RESPONSÁVEL”, quer dizer: honrar sua Profissional estudando e se atualizando incessantemente, Educar com responsabilidade e informações dignas da educação, pois é isso que todos esperam de você e o Universo te retribui, estar e uma Associações como por exemplo HCF BRASIL, doando e recebendo conhecimentos incríveis de pessoas e profissionais maravilhosos.
Vou citar também Pai de Família. Muitos diriam: Quem faz muitas coisas, não faz nada direito…. Pois é, as experiências que vida te traz, ensina um gatilho que se chama: GERENCIAMENTO DO TEMPO. Quando estou executando uma função, me dedico de corpo e alma naquele momento. Garanto a você, dá muito certo. Além de pai de Família e quando uso esse termo incluo o papel de marido, hoje a Educação é o meu norte. Me sinto na hora de passar meu legado a todos que queiram, e para isso me dedico cada vez mais nos meus estudos e pesquisas. Realmente me sinto pleno.

Excellence Tree – Alinhamento Capilar

Gstv – Você é um profissional respeitado e muito querido. Acredito que muitas celebridades já passaram pela magia de tuas mãos. Como você distingue um cliente comum de uma celebridade? Qual o valor do ser humano no teu ponto de vista?

Marcos Freitas – Obrigado. A maturidade, o tempo e seu enriquecimento no direcionamento da Fé, e quando falo de Fé, estou falando sobre religiosidade e não de religião, faz com que você não faça distinção e diferencial no atendimento. Hoje atendo tanto pessoas influentes com pessoas humildes que junta seu dinheirinho para realizar um serviço comigo. E é muito simples. Quando se tem um atendimento voltado ao “Comportamental”, a visão é outra. Faz enxergar que acima de tudo, a sua frente está sentada um “Ser Humano”, Imagem e Semelhança de nosso Pai, assim como eu.
Eu me entrego em meus atendimentos, sempre me conectando em energia com minhas clientes. Isso como resultado gera sinergia e diretamente um bem estar. Numa outra oportunidade falaremos sobre “RAPPORT NO ATENDIMENTO” (É um de meus pontos em meus cursos).

Gstv – Qual a grande sacada para estar a tanto tempo na profissão e não cair no tédio da rotina? Voce tem mais para ensinar ou mais para aprender?

Marcos Freitas – A educação é o segredo. Estar sempre mexendo em sua mente para dar oportunidades a novas informações. E com certeza, tenho muito a aprender. O mundo corporativo, conceitos e relações mudam a todo tempo. O casamento por exemplo, se vc não se renova, envelhece e entra em rotina. Por que a nossa área de conhecimento seria diferente. “Hoje sou melhor que ontem e amanhã serei melhor que hoje” Esse é meu lema.

Gstv – Sabemos que tua agenda é muito concorrida, como encontrar folego para atender sua clientela no teu salão e ainda cumprir seus compromissos como Educador e também Diretor da HCF?

Marcos Freitas – É simples. GESTÃO DO TEMPO. Reserve uma hora e um tempo pra cada Etapa de sua semana. Quem me ensino isso? Adivinha….. Pepe Quiroz. Uma vez ele entrou em meu Espaço e disse: –“ Manoooo, você tem que arrumar um tempo para sair do Salão. Tem que viajar para estudar, tem que ver e conhecer novas pessoas da Profissão… tem que se relacionar Manooo” Desse dia em diante mudei minha vida. E acredite. Dá muito certo.

Gstv – Infelizmente o Mundo convive com uma pandemia cruel, que tem tirado vidas e influenciando diretamente em nossas decisões, sejam de âmbito profissional, econômico ou social. Governantes despreparados tem comprometido com suas decisões, classes inteiras de profissionais, entre eles o Setor da Beleza. O que você tem feito para superar esse momento e quais conselhos você deixa para seus colegas de profissão?

Marcos Freitas – Em primeiro lugar esse momento é muito sério. Temos que ter muita responsabilidade. Nossos irmãos estão morrendo. Mas por uma outra ótica, eu e minha equipe estamos trabalhando a todo vapor, com todos os protocolos de atendimento. E acreditem! Está dando muito certo. Nenhum colaborador teve problemas… graças a Deus. Entendemos que se não vacilarmos, não acharmos que somos superiores a esse vírus, conseguiremos passar por esse momento tão delicado. Fazer a assepsia das mãos e equipamentos, não colocar mãos no rosto, higienização pessoal ao entrar e sair do trabalho e de casa, uso de máscaras faciais eficazes, dentre outros cuidados e carinhos que possamos fazer por nós e para nosso próximo. “COM RESPEITO E PERSEVERANÇA ISSO VAI PASSAR”

Gstv – Quero ficar bonito e ter um tratamento de estrela, por você em teu espaço. Também sou profissional e quero me aperfeiçoar com você. Qual o procedimento? (Endereço, horário de atendimento, telefone, redes sociais, etc).

Marcos Freitas
MC BEAUTY HAIR
Av. Francisco Matarazzo, 892 – Sonda Água Branca

Tel: (11) 3862-6533 – WhatsApp : (11) 99006-8356
INSTA: @marcosfreitashs_oficial #marcosfreitashs

Cursos

  • Marcos Freitas – WhatsApp – (11) 99955-8727
  • HAUTE COIFFURE FRANÇAISE DO BRASIL – WhatsApp : (11) 99445-6547
    SITE: www.hcfdobrasil.com – INSTAGRAM: @hcfbrasil.com

Gstv – Sei que é impossível registrarmos aqui todas as curiosidades sobre a tua trajetória. Certamente não te fiz alguma pergunta que você gostaria de ter respondido. Pode nos dizer qual seria e respondê-la?

Marcos Freitas – Não seria uma pergunta e sim agradecimento aos meus colaboradores e Equipe da MC BEAUTY HAIR. E dizer que temos que ter um grande adjetivo em nossos corações e nas nossas vidas: HUMILDADE – Sem ela nunca seguiremos os passos de nosso Pai Maior. Não reconheceremos nossos erros e más atitudes. Nunca pediremos perdão. Nunca respeitaremos nosso próximo.

Gstv – Marcos Freitas, foi um prazer conhecer um pouquinho da tua trajetória profissional, é incrível poder compartilhar de tanto conhecimento. Para finalizar qual dica você pode passar praquela pessoa que está iniciando na profissão, e também praquele profissional que mesmo há tempos na profissão pensa em desistir, devido as instabilidades do setor?

Marcos Freitas – Antes de mais nada, gratidão pela oportunidade de contar um pouco da “MINHA HISTÓRIA”. Me senti horando com seu convite.
Como dica, penso que algumas coisas são primordiais para seguir nessa Profissão que nada mais é, do que poder expressar toda a Arte através do conhecimento e sempre colocando a cliente como um quadro em branco, onde ao terminar a nossa arte, ela se veja representada, encantada por se ver traduzida nas suas vontades e necessidades. Acima de tudo acreditar em um Ser Supremo. Isso te traz sensibilidade em tudo o que faz. Estudar e Perseverar. Depois estudar e perseverar. E sempre estudar e perseverar. Saiba administrar seu tempo, GESTÃO lembra? Não deixe o Tempo cuidar de você. Gostar de pessoas, de se relacionar e conviver em Equipe. Quem não tiver esse ‘GAP’, não siga em frente. Siga em outras áreas que não exijam relacionamento. Esse é o básico. No decorrer as coisas acontecem.

Blitz Guia de Salões

GSTV – Confesso que ao pensar em convidar o meu amigo Marcos Freitas para participar desta coluna, eu tinha plena consciência de que seria uma experiência extremamente saborosa para deliciar sua necessidade de aprendizagem. Durante minhas caminhadas pelos corredores das maiores feiras e eventos do setor, era rotineiro me esbarrar em sua presença. Incrível, que mesmo sendo eu um jornalista e raramente ser descartado pelos meus entrevistados, eu sentia um certo receio de conversar com ele antes de conhecê-lo. Me parecia uma pessoa intangível, mais em função dos meus fantasmas, do que pelo seu comportamento. Porém a sua postura séria e concentrada me passava uma imagem de uma pessoa de pouca conversa. Ledo engano! Durante as gravações do “Beauty Meeting Brazil quadro da GSTV em parceria com a ACBMI – Academia de Beleza Mariano’s International, tive a honra e o orgulho do primeiro contato e surpreendentemente para esse humilde jornalista, encontrei na sua pessoa, um ser humano doce, bem humorado, inteligentíssimo e de uma generosidade singular, extremamente acessível e contagiante, diante disso vocês podem imaginar, quão gratificante foi para nossa equipe contar no “Minha Historia” a trajetória profissional deste ícone chamado Marcos Freitas.

Por Arnaldo Almeida / Redação Portal Guia de Salões.

Compartilhar