fbpx

Mario Ferré Minha História

Quando iniciamos a Coluna “Minha História” do Portal Guia de Salões, nosso intuito foi e ainda é homenagear pessoas simples, que através do seu empenho profissional tornaram-se exemplos para novos profissionais, deixando assim um legado de perseverança e boa conduta. Neste quadro o que importa não é a popularidade nas redes sociais, mas sim os exemplos deixados na vida social. Aqueles exemplos que são tangíveis e conquistados com esforços próprios, num período onde as informações eram caras e restritas. Sim! Nem sempre o conhecimento foi adquirido através das telas de um smartphone, notebook ou desktop! A internet é uma vantagem atual para formação de novos profissionais. Muitos tornam-se verdadeiras celebridades sem nunca sequer ter viajado para conhecer os criadores de tendências. Quando digo isso, não estou criticando os jovens que conseguiram seus feitos através das redes sociais, eu estou simplesmente lembrando que para esses feitos serem confiáveis atualmente, muitos profissionais tiveram que abdicar de suas diversões, lazer e até convívio familiar para conseguir realizar seus sonhos, e buscarem essas informações. Nosso entrevistado de hoje, é uma prova viva deste relato, afinal é um profissional respeitadíssimo pela sua história e por tudo que precede seu acesso ao Universo da Beleza; Hairstylist, Estilista, Educador, Expert em Penteados, entre tantos adjetivos que rementem ao seu nome, presença constante nos maiores eventos do setor, desfilando sempre com muita elegância e generosidade Mario Ferré empresta hoje, um pouquinho do seu conhecimento e de sua trajetória repleta de talento, à coluna “Minha História”.

Gstv – Amigo! Quanta alegria conseguir ajustar nossas agendas. Mesmo vivendo atualmente pelo Brasil, ministrando cursos e distribuindo simpatia, você não hesitou em participar desta coluna e expor um pouquinho da tua vida profissional. Muito obrigado por essa atitude e me diz: Quem é Mario Ferré? Como foi a tua infância e quais eram seus sonhos na época? (Amigos, escola, família, etc.).

Mário Ferré – Minha infância foi tranquila, pois tive o privilégio de ser criado no interior até aos doze anos de idade, em uma cidade às margens do Rio Tocantins, praias lindíssimas, balneários e a natureza preservada. Estudei sempre em escola pública religiosa, de uma boa convivência onde construí amizades sólidas e conservadas até os dias atuais. Sou feliz com a família que tenho, pois foi a que escolhi para viver. Meus pais são maravilhosos sempre presentes, tenho oito irmãos, todos participativos na minha vida pessoal e profissional. Sempre sonhei em construir uma vida promissora, a qual eu pudesse ter a profissão que eu quisesse seguir, e que fosse reconhecida e valorizada.

Gstv – Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou no início de sua trajetória? Qual foi a posição da família e o peso da opinião deles ao saberem da tua escolha profissional?

Mário Ferré – A maior dificuldade foi ter que sair de perto dos meus familiares, em especial dos meus pais, para morar em uma cidade grande (Goiânia-Go) em busca de conhecimento, educação, trabalho e me profissionalizar na área da beleza. Minha família não interferiu na minha escolha de forma negativa.

Sic Cosméticos
Conheça a Sic Cosméticos!

Gstv – Antes de entrar na área da beleza você teve outras ocupações? Por que você optou pela área da Beleza?

Mário Ferré – Comecei na área da beleza aos treze anos de idade, mas sempre tive outras ocupações paralelamente por ter habilidades para outros tipos de atividades, que me ajudaram financeiramente

Gstv – Hoje em dia o postulante à profissão tem muitos recursos para aprender e até para comprar produtos. Como era na época em que você começou?

Mário Ferré – Há trinta e sete anos, tínhamos poucas lojas de cosméticos e poucas marcas com distribuidores oficiais de produtos (Niasi, L’oreal e Wella), com vendas restritas e disponibilizadas exclusivamente para salão de beleza profissional.

Gstv – Ainda falando das facilidades atuais, muitos dos meus entrevistados, os profissionais mais antigos, sempre relataram as dificuldades de buscar informações no início de carreira, numa época em que a internet não existia e o profissional tinha que buscar informações com outros profissionais e muitas vezes fora do País. Você também teve que se qualificar em outros países? Quais? E o que isso mudou em sua vida profissional?

Mário Ferré –Na época sempre busquei informações e qualificação através de revistas nacional e internacional, eram ofertados congressos e seminários na área da beleza com riquíssima troca de experiências ao socializarmos nossa rotina de trabalho. Sempre foi um aprendizado, contribuindo com o meu crescimento.

Deu na Anvisa
Confira as matérias sobre cosméticos

Gstv – A Industria da Beleza atualmente, entrega aos profissionais uma vasta gama de produtos, que são facilitadores. Como era quando você iniciou? Você teve que aprender alguma “receitinha” para potencializar os seus serviços no salão de beleza? Quais?

Mário Ferré – Como eram ofertados pelo mercado poucos produtos, eu usava os industrializados e as “receitinhas” (óleos, frutas, plantas medicinais, chá…)

 Gstv – Em uma época não muito distante, os campeonatos de beleza, eram diferenciais onde os profissionais disputavam mais no intuito de aprender novas técnicas de cortes e produtos. Vencer era bom, mas nem sempre foi o objetivo principal. Quantos concursos você venceu? Você acredita que este formato de evento, ainda teria sucesso nos dias de hoje?

Mário Ferré – Minha linha de trabalho não foi focada em concorrer em concursos, sempre foi com produção, edição, educação e shows, com atuação até os dias atuais. Sim, o concurso ainda funciona para quem busca esse tipo de evento.

Gstv – Como você se diverte em suas horas de folga? Você tem algum hobby que pode nos contar?

Mário Ferré – Eu gosto de cinema, ler, praticar esporte e principalmente ficar no aconchego da minha família, em especial dos meus pais e sempre que eu posso viajo para minha terra natal.

Tecnologia de última geração

Gstv – Você é um profissional respeitado e muito querido. Acredito que você já atendeu algumas celebridades no desempenho de suas funções. Qual a diferença entre atender um cliente comum e uma celebridade? Qual o valor do ser humano no teu ponto de vista?

Mário Ferré – O atendimento aos dois tipos de clientes sempre os faço com muita dedicação, compromisso e principalmente com ética, não transparecendo nenhum tipo de diferença, sempre valorizando cada um com as suas especificidades.

Gstv – Infelizmente o Mundo atravessa uma pandemia cruel que tem tirado vidas e influenciando diretamente em nossas decisões, sejam de âmbito profissional, econômico ou social. Governante despreparado tem comprometido com suas decisões, classes inteiras de profissionais, entre eles o Setor da Beleza. O que você tem feito para superar esses momentos e quais conselhos você deixa para seus colegas de profissão?

 Mário Ferré – Por ter outras habilidades e atividades fora do mercado da beleza, tenho ocupado meu tempo com produções, estudos, trabalhos manuais e vendas, que tem gerado uma renda a mais. Aconselho que os demais colegas, além de vender serviços aproveitem o espaço físico onde trabalham para venderem produtos, roupas e acessórios.

Gstv – Quero ser atendido pelo Mario Ferré. Você atende somente feminino? Quero te seguir e curtir os teus trabalhos, como devo proceder? (Endereço, telefone, redes sociais etc.)

 Mário Ferré – Atendo masculino e feminino. Um serviço personalizado e pré-agendado via mensagens (Whatsapp, direct, message).

Whatsapp: (11) 98741 9214

• Instagram: @marioferre_oficial

• Facebook: Mario Ferré Palmas

Gstv – Com certeza entre tantas perguntas eu deixei de fazer alguma que você gostaria muito de falar. Qual seria? Responde para gente.

Mário Ferré(Na área da beleza o que eu mais gosto de fazer?) O que eu mais gosto e tenho prazer em fazer são os penteados, pois é nesse momento ao executar esse tipo de trabalho que eu exploro minha criatividade e tudo o que aprendi ao longo desses trinta e sete anos atuando como profissional da beleza. Vale ressaltar que este trabalho fez com que eu seja reconhecido, e tem me dado oportunidades rotineiras de atuar em feiras e eventos focados nesta área.

Comséticos
Produtos e cosméticos

Gstv – Amigo Mario Ferré, foi um prazer conhecer um pouquinho da tua trajetória profissional, é incrível poder compartilhar de tanto conhecimento. Para finalizar, qual dica você pode passar praquela pessoa que está iniciando na profissão, e também praquele profissional que mesmo há tempos na profissão pensa em desistir, devido as instabilidades do setor?

Mário FerréO meu “recado” é em forma de poema… “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é “CORAGEM”. (Guimarães Rosa).

Cada vez que faço este trabalho com um profissional da beleza, mais do que conhecer um pouco mais de sua trajetória, tanto pessoal como profissional, acabo me envolvendo e aprendo muito, na realidade essas histórias me fazem viajar num universo de aprendizado, o que torna cada um dos meus entrevistados, responsáveis diretos pelo meu crescimento social e profissional, também. Conhecer e absorver experiências, deveria ser uma rotina frequente na vida cultural das pessoas, como se fosse um banquete onde o prato principal é o amor incondicional ao próximo, culminando no contínuo crescimento de cada um desses consumidores de informações. Mario Ferré, é uma dessas personalidades, que não reconhecem o próprio tamanho e importância, preferindo crescer absorvendo conhecimentos e experiências com seus colegas de profissão. Atitude que além de humilde, demonstra o tamanho de sua generosidade e competência, digna de líderes e verdadeiros formadores de opinião. São tantos adjetivos que remetem ao seu nome, que me fez recorrer ao mais completo dicionário da língua universal e ali descobrir que a palavra correta para descrever sua personalidade é o AMOR. Obrigado amigo por acalorar com sua trajetória o quadro MINHA HISTORIA.

Por: Arnaldo Almeida / Redação Portal Guia de Salões

Compartilhar