fbpx

Denys Antônio! Contra tudo e contra todos pelo amor à Profissão.

O nosso entrevistado de hoje traz em sua bagagem, além do profissionalismo, um carisma impar, visto naquelas pessoas que contagiam e emanam sentimentos de amor, respeito, amizade e de querer estar sempre por perto. Ele como educador pertence ao grupo de docentes do Projeto Tesourinha, além de ser colaborador ativo da ACBMI – Academia de Beleza Marianos Internacional. Respeitado pelos seus colegas e clientes, tem como referência nos penteados o Mago das Noivas Paulo Persil. Mesmo com anos de experiência, ele se diz um eterno aluno e sedento por novos conhecimentos. Minha história desta semana fala com o querido amigo e hairdresser Denys Antônio.

Gstv – Querido amigo, sempre é um prazer falar com profissionais que fazem a diferença neste Universo Maravilhoso chamado beleza. Obrigado por atender nosso pedido. Quem é o Homem Denys Antônio?

Denys Antônio – Em 1989 eu era chefe de uma empresa metalúrgica e minha mãe tinha uma amiga cabeleireira que dizia que eu daria muito certo como cabeleireiro. A princípio desdenhei por eu ter descendência árabe e de família tradicional, onde tinha preconceito e achavam, na época que apenas homossexuais eram cabeleireiros. Chegou ao ponto de meu pai, me ameaçar de morte. Detalhe eu já era casado. Mesmo assim comecei na profissão como barbeiro, e assim fiquei por 5 anos. Depois através de amigos mergulhei na área feminina, e mesmo provando que ser cabeleireiro não muda sexo, sofri outro tipo de preconceito, pela minha família e pela família de minha esposa eles diziam que esta profissão era de vagabundo. Bom esta é a história resumida, pois existem detalhes que terei o prazer em dizer pra quem quiser ouvir, pois no início até fome passei, humilhações, tapa na cara de cliente, andar a pé até o salão por 2 horas por não ter dinheiro pra condução com sapato furado e jornal no lugar da palmilha e ter dinheiro pra comprar o leite do meu filho pois eu escolhia entre comprar leite ou arroz pra mim e minha esposa.

Gstv – Apesar dessas dificuldades você persistiu no ingresso ao Universo da Beleza?

Denys Antônio – Como havia dito antes, ao decidir deixar a barbearia pra ser cabeleireiro fui trabalhar com assistente num salão no Bairro de Veleiros, Zona Sul de São Paulo. E lá eu tinha que andar duas horas a pé para ir e duas horas para voltar. Isso foi minha opção para ter dinheiro e comprar o leite de meu filho. Num determinado dia eu estava secando um cabelo quando a dona do salão tomou o secador da minha mão e me mandou voltar pra casa ela disse que eu jamais seria um cabeleireiro, fui chorando para casa, andando com o sapato furado e minha esposa fez coral com a família dela e a minha dizendo que eu estava na profissão de vagabundo. Hoje minha esposa por influência minha se tornou uma excelente cabeleireira trabalhando em bairro nobre de Moema.

Gstv –Como você se diverte fora do trabalho? Você possui algum Hobby ou paixão esportiva?

Denys Antônio – Adoro cinema, sair com amigos ou fazer pequenas viagens

Gstv – Você intitula-se como hairdresser e maquiador. Porém, como profissional É correto afirmar que dentro de um Espaço de Beleza você domina todos os setores? Qual mais de seduz?

Denys Antônio – Hoje como Hairdresser uma nova paixão surgiu, que é fazer parte do corpo docente do Projeto Tesourinha, sou professor voluntário, mas ao ver os olhos dos alunos brilharem enquanto leciono não tem preço. Eu sou apaixonado por tudo que faço, make (maquiagem), penteados, luzes, corte, etc. Eu amo tudo isso kkk.

Gstv – Cabeleireiro e Barbeiro 2 Universos distintos, porém que caminham lado a lado, como você analisa esses dois universos?

Denys Antônio – A história conta que séculos atrás os barbeiros eram também cirurgiões e dentistas, já os cabeleireiros, os Sacerdotes, aqueles que maquiavam e faziam os cabelos das sacerdotisas. E mais tarde das mulheres que iriam prestar algum sacrifício aos deuses. Portanto, são duas áreas que poucos conseguem unir. Sua mente tem que ser mística e ao mesmo tempo técnica para unir ambas as áreas eu tive o privilégio de ser barbeiro antes de ser cabeleireiro, então minha migração foi lenta e gradual. Hoje atuo em ambas as áreas.

Gstv – Em uma de nossas conversas você afirmou que você é fã declarado do querido Mago das Noivas, Paulo Persil. Por que? E se você pudesse “roubar” uma das habilidades dele, qual seria?

Denys Antônio – (Paulo) Persil, foi e será o melhor professor de penteados que já tive. Ele tem uma didática que só não aprende quem não quer. Penso que, se eu puder um dia ser 20% do que ele é ficarei feliz. Nutro desejo de fazer parte da equipe dele, para poder absorver mais das suas habilidades, do carisma dele e da segurança do que ele faz. É o que desejo pra mim.

gstv

Gstv – Viajar pelas suas redes sociais é um exercício maravilhoso de cidadania e respeito ao próximo, é rotina ver seu engajamento com ações sociais. Qual a importância do ser humano para você?  

Denys Antônio – Arnaldo em minha humilde opinião é impossível falar do ser humano e não falar do amor ao próximo, num planeta cada vez mais confuso a impressão que tenho é que o verdadeiro amor está cada vez mais escasso , mas se podemos então tirar algo de bom nesta pandemia é que ao meu ver o amor ao próximo despertou , muitos se engajaram em ajudar a quem precisa , é claro que a pandemia é algo terrível perdi dois grandes amigos e eu mesmo quase morri então o que eu puder fazer pra ajudar eu faço

Gstv – Durante uma apresentação na ACBMI, você disse que sua carreira decolou depois de sua primeira viagem internacional para aperfeiçoamento. Por que? Qual bagagem você trouxe de fora que ainda hoje rende frutos no tela dia a dia de trabalho?

Denys Antônio – O resultado que obtive nos cortes e colorimetria foram surpreendentes e mostraram não só como o europeu é ousado no quesito beleza, como também pôde influenciar os brasileiros a serem tão ousados quanto. Foi um divisor de águas para mim, evoluí muito, mas também pude notar que os brasileiros são muito melhores em alguns aspectos, possuímos um cabelo diferente devido a miscigenação de raças. Portanto, quem se especializa no cabelo brasileiro possui a capacidade de fazer qualquer cabelo no mundo e a ACBMI ( ACADEMIA BRASILEIRA MARIANOS INTERNACIONAL) foi criada dentro deste objetivo

Gstv – Falando de pessoas, você já atendeu as famosas celebridades? Qual o peso de atender uma celebridade e um cliente comum?

Denys Antônio – O peso entre uma famosa e uma pessoa comum é o mesmo. Porque para mim toda aquela ou aquele que sentar em minha cadeira são celebridades, e minha clientela será sempre uma estrela pra mim

Gstv – Falando de produtos. Qual a tua visão sobre os produtos de beleza Nacional?  E como você escolhe os produtos corretos para auxiliar nos teus trabalhos?

Denys Antônio – Hoje a cosmética Nacional em alguns aspectos tem superado a internacional, é claro que existe ainda um certo receio e resistência de muitos profissionais, isso é devido há anos de uso de marcas que não são nacionais, mas sou adepto à experiências e tenho gostado muito dos resultados. Portanto, eu estímulo aos grandes profissionais que experimentem o que os pequenos profissionais já sabem, os produtos nacionais são maravilhosos.

Gstv – Qual a grande sacada para estar há tanto tempo na profissão e não cair no tédio da rotina? Além do Paulo Persil, há outros profissionais que te inspiram?

Denys Antônio – A sacada de estar a mais de 30 anos nesta profissão e não cair na rotina é ser um apaixonado pela área, tudo que faço, eu faço com paixão, cada cabelo que faço eu viajo e me desligo do mundo. Quanto aos profissionais que admiro são muitos, Fernando Torquato, Mariano’s, mas estaria sendo injusto aos demais, pois a grande maioria dos profissionais que fazem parte da ACBMI possuem minha admiração e me inspiro em todos eles.

Gstv – Sabemos que a sua profissão é muito exaustiva, também é muito comum os profissionais sofrerem de doenças crônicas, como L.E.R (Lesão por exercício repetitivo), problemas na coluna, tendinites, entre tantas outras que podem afastar o profissional de suas atividades por algum período. Que conselho você passa para os profissionais para evitarem esses problemas.

Denys Antônio – A saúde sempre em primeiro lugar! É quase impossível evitar doenças como bursite e tendinite, mas exercícios físicos ajudam a amenizar, por isso sempre que puderem uma academia ajuda muito e sempre que puderem consultar um ortopedista em casos como este.

Gstv – Sabemos que a Pandemia conturbou as agendas de vários profissionais. Como você se manteve ativo durante este período que ainda atravessamos? Como encontrar folego para atender sua clientela no teu espaço e cumprir com os compromissos como Educador por todo o Brasil?

Denys Antônio – Graças a Deus! Eu tive alguma ajuda e também pude atender meus clientes a domicílio, mas não foi fácil. Também fui vítima da Covid e quase morri, fiquei muito mal mesmo, isso foi em maio de 2020 e tenho sequelas até hoje, portanto eu recomendo que as restrições são necessárias os cuidados devem ser redobrados.

Gstv – Quero conhecer e ser atendido por você no teu espaço, além disso, também quero contratar os teus cursos; Qual o procedimento? (Endereço, horário de atendimento, telefone, redes sociais, etc.)

Denys Antônio – Meus cursos estão cada vez mais aprofundados. Estou neste momento fazendo pós-graduação em cosmetologia e tricologia, uma apostila desenvolvida por mim e hoje posso afirmar que quem tiver curso de colorimetria, poderá ter um conteúdo realmente rico em detalhes assim como em cortes.

Minha rede social é Instagram:  @denyspenteados

Basta agendar pelo ZAP que atenderei no salão ou em sua residência, quanto aos cursos podem ser em qualquer parte do país ou exterior. Palestras ou Cursos Práticos. Wattssapp (11) 953930309

Gstv – Infelizmente nosso bate papo chegou ao final, agradeço mais uma vez a oportunidade que você nos proporcionou e estar aqui contigo. Eu gostaria de pedir a você que encerre essa entrevista deixando uma mensagem ao nosso público, e também praqueles profissionais que neste momento estão decepcionados e quase desistindo de seus negócios?

 Denys Antônio – Durante a entrevista tive a oportunidade de falar como foi meu começo e na época não existia a internet, como hoje. Portanto meu conselho a todos é que não desistam, sejam teimosos como eu fui,  mesmo que você não tenha apoio de ninguém, eu falo com propriedade, pois eu não tive nem de quem mais amava. Eu pude provar que estava certo! E hoje tenho mais de 30 troféus como maquiador, técnico em penteados, colorista, técnico em cortes e reconhecimento por grandes profissionais. É uma honra estar entre eles, portanto sigam em frente, busquem conhecimento sempre, e nunca parem de querer adquirir mais e mais conhecimento, vejam o meu exemplo. Tenho 51 anos de idade e ainda estou buscando mais e mais conhecimentos. Um grande abraço a todos

Incrível como o ser humano tem a capacidade de nos surpreender, neste caso positivamente, conheci o Denys Antônio há pouco mais de 2 anos, justamente na ACBMI, durante gravações do Beauty Meeting Brasil. Sinceramente, não imaginava que sua trajetória fosse cercada de tantos desafios. Lutas no início de qualquer jornada é inevitável, pois normalmente abrimos mão de nosso porto seguro, para encarar desafios desconhecidos, agora sofrer rejeição da família e até ameaça de morte do próprio pai, são motivos de sobra para qualquer pessoa com mentalidade mais fraca desistir. Porém, Denys não sou enfrentou as indiferenças, como provou e converteu a própria esposa, outrora crítica e desencorajadora, a render-se ao fascínio desta profissão.  Por sua persistência e nos fez lisonjeados por imortalizar em nossas páginas, esta homenagem em recompensa por você superar e vencer com todos os desafios. Denys Antônio, você pode e deve afirmar com muito orgulho esta é a “Minha História”.

Por Arnaldo Almeida / Redação Portal e TV Guia de Salões

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *