fbpx

Prêmio Brasil Expert Profissionais Crespas e Cacheadas, deixou gostinho de quero mais.

No último dia 11 de Outubro, do corrente ano, o Universo da Beleza viveu uma noite memorável na cidade de Osasco/SP, mais exatamente na Associação Atlética Floresta, onde aconteceu a festa de premiação dos profissionais da beleza que cuidam dos cabelos afrodescendente.

Por se tratar da primeira edição e pelo pouco tempo de planejamento, pasmem! Apenas 38 dias, desde o nascimento do projeto até sua realização. Seu idealizador o hairstylist, empresário e educador de reconhecimento internacional Edson T Beauty,  falou de sua alegria e também da certeza de que o evento seria um sucesso, porque ele como representante direto desta categoria de profissionais, sabia que como ele muitos outros profissionais de Crespas e Cacheadas, ansiavam por este reconhecimento. Então, materializar este sonho, foi marcar presença no setor da beleza, de uma classe de profissionais que viviam no “anonimato” social, apesar da sua qualidade profissional, social e cultural.

Evidente que muitas coisas podem ser melhoradas, mas quem esteve presente, pode vislumbrar o nascimento de um evento que certamente será referência no Brasil. Porque não se trata de uma premiação racista, ativista ou política. Como todas as outras premiações o Prêmio Brasil Expert Profissionais Crespas e Cacheadas. É um prêmio justo e democrático,  oferecido à profissionais que cuidam exclusivamente da Beleza Afrodescendente, independente da cor da pele do profissional.

Apesar das limitações e condições impostas pelas autoridades locais, afinal ainda atravessamos a pandemia da COVID-19, a aceitação foi incrível e surpreendente, ou seja, todos os convites esgotaram-se muito rapidamente, o que sugeriu um numero superior a 350 pessoas incluindo homenageados e convidados. Sucesso total!

Entre os convidados, estavam presentes autoridades municipais de Osasco, entre elas o Vereador Emerson Márcio Vitalino, ou simplesmente Emerson de Osasco @emersonzoficial mostrando-se muito satisfeito com a realização do evento, até porque sua bandeira principal é justamente a igualdade social entre as etnias, inclusive outro ponto positivo foi a proclamação das comemorações do “Dia da Consciência Negra”  datada em todo o Brasil no 20 de Novembro, será o primeiro ano das comemorações na Cidade de Osasco. Além disso Emerson, acha possível adicionar a Premiação Brasil Expert Profissionais Crespas e Cacheadas também ao calendário oficial do município.

Outra personalidade pública presente foi Amanda França , representante da Secretária de Turismo e Cultura de Osasco, que em seu discurso mostrou-se feliz com a realização do evento que trouxe fomento aos setor de hotelaria de Osasco, mesmo em véspera de feriado nacional. Injetando algo em torno de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) somente com hospedagem  e alimentação. Tendo em vista o curto espaço de tempo da criação e realização do evento, podemos afirmar que trata-se de um número bastante animador.

O evento teve toques geográficos, afinal vieram profissionais de várias praças do Brasil, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande Do Sul, São Paulo, Sergipe, Paraná entre tantos outros Estados Federativos, que abrilhantaram com muito glamour, profissionalismo e inteligência. Uma demonstração efetiva de um servico bem feito.

Quero abrir aqui um parênteses para falar especificamente de uma convidada que veio representando o Estado de Sergipe, isso mesmo trata-se da profissional Vanessa Sena de Sá, educadora de uma famosa marca do Brasil, o que chamou muita atenção é o tamanho do carisma de Vanessa, pois assim que recebeu a indicação para a premiação, foi pega de surpresa e desprovida financeiramente para vir a São Paulo, afinal não é segredo algum que a classe da Beleza foi uma das mais afetadas durante a fase mais crítica da pandemia, ficando sem trabalhar por meses.

Então, o que fez Vanessa, para vir a São Paulo? Assim que revelou aos seus colegas do Estado de Sergipe sua situação, esses colegas profissionais da Beleza, iniciaram uma ação para arrecadar fundos e possibilitar a participação de Sergipe na premiação na pessoa da homenageada Vanessa Sena de Sá, numa demonstração surpreendente de respeito e admiração a um profissional que mostrou Expert, não somente como profissional, mas também como ser humano. SIMPLICIDADE e GRATIDÃO, foi a mensagem passada por ela a todos seus colegas sergipanos.

Em especial nós do Portal e TV Guia de Salões, queremos enaltecer e parabenizar todos os profissionais da Beleza do Estado de Sergipe, pela iniciativa, mostrando na prática o valor da expressão “Unidos somos mais Fortes”. PARABENS!

No Brasil é comum empresas e organizadores desenvolverem premiações para homenagear e incentivar os profissionais da Beleza, e entendemos que toda homenagem é justa. Mas até então, não havia uma premiação específica para os profissionais que cuidam da Beleza Afrodescendente. Por favor não entendam como uma crítica, mas o que nos causava curiosidade era justamente não conhecer em meus quase 20 anos no Universo da Beleza, uma premiação específica para esta classe de profissionais.

Outra reclamação desses profissionais, foi com as indústrias de cosméticos que até pouco tempo, não se preocupavam em desenvolver produtos de qualidade para atender esse setor.

Hoje podemos dizer que já existem produtos que nos atendem com qualidade, mas ainda há muito o que caminhar, são mais de 80 tipos diferentes de fibras capilares, das mais variadas etnias, incluindo o público caucasiano, então o Brasil deveria ser referência no Mundo em cosméticos capilares. Porém, muitas empresas ainda insistem em fabricar somente produtos para destruírem essas fibras, como progressivas, botox, etc.”  Assim desabafou Wagner Beauty, profissional com mais de 40 anos de experiência na profissão e discípulo do “hors concours” GE Black Power”.

Aproveitando esta deixa quero falar da Harulki Cosméticos, que esteve presente nas pessoas de seus sócios Rose Franco e Rogério Alves que em parceria com o educador técnico Jailson Gaby, fizeram o pré-lançamento da linha Bio Lovers Brasil, pensada e  direcionada especificamente para os profissionais que cuidam de Crespas e Cacheadas.

Com certeza, passaram pelas nossas lentes profissionais do mais alto quilate na profissão, e suas histórias de superação nos causa orgulho, emoção e em alguns casos até indignação, devido ao preconceito e discriminação pela cor e pela condição social. Essas e outras entrevistas voce poderá acompanhar na íntegra acessando nossa webtv www.gstv.com.br ou nosso canal no YouTube @Guiadesaloes.

Na realidade o sucesso foi tão expressivo, que reuniões já estão acontecendo para discutirem as melhorias para a próxima edição, 2022. Porque a edição 2021 deixou aquele gostinho de quero mais.

Por Arnaldo Almeida / Redacao: Portal Guia de Salões.

Compartilhar